Na posição 116° no mundo em obtenção de Alvará de Obras, o Brasil precisa modernizar o trâmite no setor da construção civil. E segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), cerca de 12% do valor de uma obra é resultado dos custos do processo burocrático.

Dois jovens de Cascavel perceberam essa brecha e criaram o Aprova Digital, que permite que arquitetos e engenheiros obtenham licenças de projetos e obras pela internet, de um jeito simples, com menos burocracia. O Aprova Digital realiza o cadastro, a gestão e o trâmite de processos na nuvem pelo gestor, profissional e analista.

Marco Antônio Zanatta, um dos fundadores, é arquiteto e identificou o problema em sua vivência profissional. Ele conta que o Aprova Digital surgiu há quase um ano e a demora na aprovação de projetos pela prefeitura foi o grande propulsor da startup. “E essa não é uma realidade exclusiva de Cascavel, todos os municípios brasileiros enfrentam essa realidade”, frisa.

Luiz Felipe Cervi, economista e co-fundador da startup, explica que atualmente esse processo acontece manualmente, com a impressão das plantas e envio das vias físicas à prefeitura. “O objetivo é possibilitar a emissão do alvará no mesmo dia, com redução drástica no tempo dispensado nos trâmites nas prefeituras”, conta.

A conquista do Aprova Digital

Implantado recentemente na prefeitura de Cascavel (foto), o Aprova Digital já está disponível para consultas com a promessa de aumentar a produtividade da Secretaria de Planejamento em 30%. Segundo o secretário de Planejamento, Fernando Dillenburg, o recurso já está disponível para todos os profissionais de Cascavel e de fora do município.

Todos os dados que as empresas precisam apresentar nos projetos terão campos específicos no software. E, a partir do momento em que forem preenchidos, e for inserida a prancha com todas as condições urbanísticas da construção, automaticamente entra no sistema e o analista do Município preenche a planilha, analisando as informações prestadas", detalha o secretário, ressaltando que "se todos os requisitos que a lei exige forem atendidos, imediatamente o próprio sistema vai gerar o alvará de construção para que a obra possa ser iniciada.

A inovação evitará inúmeros problemas causados por obras que foram iniciadas ainda antes da aprovação dos projetos. “Muitas obras são iniciadas ainda antes de terem seus projetos aprovados porque o empresário tem que cumprir prazos e o atraso na liberação compromete o empreendimento”, afirma o secretário, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo setor e que, agora, com o Aprova Digital devem ser “gradativamente e definitivamente” resolvidas.

OBJETIVOS

PRATICIDADE: Processos simplificados e padronizados, facilitando o trâmite, análise e aprovação através do fluxo inteligente.

EFICIENTE: Gestão pública transparente, com acesso a relatórios, indicadores de desempenho e mapas dinâmicos com informações instantâneas sobre o setor e o desenvolvimento urbano.

TEMPO: Cadastre processos sem sair de casa. Redução de filas e deslocamento até a prefeitura, bem como de tempo entre análises até aprovação.

DIGITAL: Sem papelada, com processo digital todas as informações ficam disponíveis na nuvem para consulta imediata.

FICHA TÉCNICA

Nome: Aprova Digital
Local de origem: Cascavel – Paraná – Brasil
Fundação: agosto de 2016
Fundadores: Marco Antônio Zanatta e Luiz Felipe Cervi
Modelo de negócio: assinatura

PITCH

Que problema resolve: hoje o Brasil é o último colocado em número de dias para regularizar uma obra. O Aprova Digital é um sistema de gestão e trâmite de processos na nuvem para que arquitetos e engenheiros possam emitir Alvarás de Obras pela internet. Hoje para regularizar sua obra junto à prefeitura, o profissional tem que ir com as plantas físicas pessoalmente à prefeitura. Esse processo é ineficiente e burocrático.

Qual é o diferencial: a startup utiliza tecnologias de automação de análise e workflow personalizado, atingindo assim ganho de 30% de produtividade dos analistas e redução de 60% no tempo de aprovação.

Estágio atual: operação.

Investimento X Faturamento: bootstrap até agora, sem faturamento.

Mercado X Concorrentes: existem dois softwares adaptados para esse fim em Campo Grande e Cuiabá, mas nenhuma solução específica.

Maiores desafios X Visão de futuro: levar essa solução para o maior número de municípios e, dessa forma, melhorar o ambiente de negócios.

O que vem pela frente? Após o período de implementação em Cascavel a ideia é expandir para outras cidades do Paraná, como Toledo, Foz e Curitiba.

Onde encontrar: www.aprovadigital.com.br

EM NÚMEROS

Em um ano de operação o Aprova Digital já tem números expressivos para compartilhar.
Dá uma olhada no que já foi possível economizar!

1200
quilos de papel
7500
quilômetros de deslocamento
125
dias em filas

Deixe um comentário para a gente!

mm

Ana Karla Martins

Jornalista, atualmente produtora de conteúdo. Escrevo e dou pitaco sobre tudo, mas tenho carinho por assuntos que ajudam empreendedores, como eu, a serem melhores. Toco com meus dois sócios a Rulez e o Banzai Coworking, no Paraná.